Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A cidade proibida de Gudym

Na verdade não se trata de uma cidade e sim de uma base militar da antiga URSS que tem um detalhe que chama muito a atenção:





Entre a variedade de bases militares abandonadas na Rússia pós-soviética, Anadyr-1 (Gudym) é possivelmente a mais emblematica. Localizado na proximidade do inimigo ideológico - os Estados Unidos da América, era  usado para armazenar ogivas nucleares para a base de mísseis que tinha como alvo o Alasca, estado de Washington, Califórnia e Dakota do Sul.



 Hoje, a Rússia é suspeito de ter pelo menos 15 cidades secretas. Essas "cidades fechadas" são oficialmente classificados pelo governo, com os seus nomes e localização desconhecida, eles não aparecem em nenhum mapa, e nem sinais de trânsito irá direcioná-lo para eles, e visitas de estrangeiros são estritamente proibidos.




Construida em 1961, a cidade fechada de Anadyr-1 foi construído no clima sub-ártico da peninsula de Chukotka ( proximo ao Alasca) para proteger os soviéticos. Oficialmente, a cidade foi chamada de "Anadyr-1", mas os moradores chamavam Gudym (Гудым), em homenagem ao Coronel Gudymov, que supervisionou a construção, e suicidou-se em circunstâncias misteriosas, imediatamente após a conclusão da construção.





A história gloriosa de Gudym terminou recentemente. A parte final de instalações militares foi desmontado em 2002. Todos os cinco mil moradores (principalmente militares e suas famílias) deixaram o assentamento de cerca de cinquenta construções de madeira e pedra, aeroporto e base militar.








 Cada prédio abandonado e cada um desses capacetes eram investimento involuntário dos contribuintes soviéticos.






O militar soviético costumava ser bem pago. Moradores da cidade fechado, localizado tão longe do Norte, tinha salários decentes e subsídios. A cidade tinha uma mercearia, que não tinha escassez de oferta de alimentos mesmo nos anos de estagnação.













Presumivelmente, uma grande soma de dinheiro foi gasto com a construção e manutenção de dezenas instalações semelhantes em todo o país. Nós podemos apenas especular onde esse dinheiro poderia ser investido em seu lugar. No final, os objetos secretos entraram em colapso. Mas a Rússia ainda está em busca de novos inimigos do estado, em vez de elevar o padrão de vida.






















3 comentários:

  1. Parece cenario de game tipo Half Life 2

    ResponderExcluir
  2. ooiiiiaaaa quem voltou...rsrsrsr. Apesar de abandonado esse é um belo lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abandonado que vc diz é o blog né kkkkkkkkkkk

      Em breve um segundo post dessa serie

      Excluir